Saúde
Ato oficializa encerramento das atividades no Centro Covid
Apesar da cerimônia simbólica, serviços seguem no local até a próxima segunda-feira
Carlos Queiroz -
Equipe de profissionais se reuniu para o ato de homenagem (Foto: Carlos Queiroz)
Uma solenidade nesta quarta-feira (13), marcou o encerramento das atividades do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) em Pelotas. Oficialmente, o serviço será finalizado somente no dia 18 de abril. No entanto, um evento de reconhecimento aos profissionais que atuaram na unidade foi realizado pela gestão municipal. Em breve, o espaço irá receber as instalações do novo Hospital de Pronto Socorro Regional.
Para a secretária de Saúde do município, Roberta Paganini, o sentimento é de gratidão a todos os envolvidos no funcionamento do serviço. Ela relembrou o esforço coletivo de pessoas e instituições para implantação dos atendimentos no local. "Foram momentos de muita insegurança. As pessoas se doaram, deixando inclusive suas famílias para prestar esse serviço que foi fundamental para o enfrentamento da pandemia. Temos que agradecer a todos que viabilizaram sua manutenção nesses dois anos", destacou.
O coordenador do Centro Covid, Guilherme Bergmann, destacou que ano passado, apesar do volume de atendimento, a gravidade dos casos era menor devido à imunização da comunidade. "Toda a equipe que está aqui hoje sai muito mais qualificada, terá muito mais a oferecer e com uma grande vivência profissional", comentou.
Emocionada, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) agradeceu o empenho de todos os profissionais e o apoio de gestores e instituições para que o serviço pudesse funcionar. "Neste momento em que felizmente a pandemia dá sinais de que está terminando, é hora de concluir esse ciclo. Não há nada mais justo que a gente reconhecer os profissionais que atuaram na linha de frente, que arriscaram suas próprias vidas para salvar a vida dos outros", apontou a prefeita.
Dever cumprido
Para a enfermeira Suelen Queiroga, 39, que atua no local há um ano, é gratificante encerrar as atividades neste momento em que houve uma diminuição nos casos. "É um sentimento de que cumprimos nosso propósito aqui quanto a serviço de saúde". Ela relembra quando a crise sanitária alcançou índices elevados de contaminação. "Tivemos momentos difíceis em que foi preciso parar, respirar e pedir forças, pois antes de chegar aqui como profissionais, temos uma vida pessoal que deixávamos em casa e vínhamos pra cá. Mas deu tudo certo", finalizou.
A enfermeira assistencial Larissa Souza, 36, também lembrou do período conturbado. "Pessoas passavam, às vezes, 36 horas trabalhando para conseguir combater a pandemia, para tentar diminuir os casos e ajudar a população. A gente sabe que a Covid ainda está aí, mas a gente sente como se fosse uma batalha vencida".
Já o médico Kalil Junior, recém havia se formado em 2020 quando foi convocado para trabalhar no local. "É como se a gente tivesse sido chamado para uma missão. Foi cansativo, mas no fim tudo valeu porque conseguimos prestar o máximo de auxílio", comentou, destacando ainda que os profissionais foram aprendendo a lidar com a doença enquanto atuavam.
Nova utilidade ao espaço
O encerramento das atividades no local faz parte da reestruturação da rede de atendimento de casos de coronavírus no município. Ela ocorre como consequência do fim do financiamento do governo federal e da diminuição na procura pelos serviços devido à queda no número de casos e internações causadas pelo vírus.
O espaço estava em funcionamento desde abril de 2020. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro de 2021 até a última terça-feira foram contabilizados 104.386 atendimentos, entre demanda espontânea (porta aberta), pediátrico, adulto e porta aberta pelo Samu. O pico de atendimento foi registrado em março do ano passado, quando a unidade estava com os 25 leitos de enfermaria e os quatro de UTI ocupados.
O local onde estava instalada a unidade em breve será usado para o novo Hospital de Pronto Socorro Regional. De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, as obras para a construção do novo espaço terão início nas próximas semanas.
Reconhecimento eternizado
O ato ocorreu no Centro Covid, na avenida Bento Gonçalves, 4.590, e iniciou às 11h. Estiveram presentes autoridades locais e estaduais, além da equipe que atuou no espaço de saúde.
Durante a solenidade houve também o descerramento de uma placa instalada no interior da unidade em reconhecimento aos trabalhadores. "O município de Pelotas presta homenagem aos profissionais que atuaram neste espaço no combate à pandemia de Covid-19, ao trabalho incansável e destemido das equipes, que enfrentaram um dos maiores desafios da humanidade no século 21", diz um trecho da homenagem.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário